Vale do Jequitinhonha na programação do ENARTCinho de arte para as crianças

0

O Vale do Jequitinhonha será representado na programação do ENARTCinho de arte para as crianças, através do artista José da Conceição, da cidade de Itamarandiba. José da Conceição, o professor Zezinho, é o criador do vídeo Literatura – Contação de História, que foi selecionado na convocatória ENARTCinho, que selecionou 12 artistas com o propósito de criarem vídeos, com foco no público infantil e para as infâncias, a serem apresentados nos canais do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam, patrocinadora do projeto através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O vídeo Literatura – Contação de História será apresentado no próximo domingo, 13 de setembro, às 16h, e na sexta-feira, dia 11 de setembro, às 18h30, acontecerá uma live com o professor Zezinho pelo canal do Instagram do Hibridus Dança para conversar sobre sua participação na convocatória. 

José da Conceição – Professor Zezinho

Pós-graduado em Letras e Literatura, professor e diretor por cerca de vinte anos em escola pública, atualmente oficial de justiça em Itamarandiba. Atua em diversos projetos sociais, apaixonado pelas artes e um bom ouvinte dos causos e histórias dos antigos, como diz. Faz trabalhos voluntários na Secretaria de Cultura de Itamarandiba.

Literatura – Contação de História

O vídeo conta a história que é lenda de Itamarandiba, O monstro da Igreja, a lenda mais importante da cidade é conhecida por todas as crianças, adultos e idosos. O objetivo é levar entretenimento, lazer, diversidade cultural e formação a partir da contação de histórias. Compartilhar causos e histórias, levar cultura e conhecimento a outras pessoas. Chegar às pessoas através da contação de histórias. Mostrar Itamarandiba aos outros através de suas lendas. 

Outra história que será contada será O Menino e o pássaro, de Rubem Alves. A contação utiliza das memórias de infância do autor que resgata as histórias contadas por seus avós. 

ENARTCi 14ª Edição

O Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – ENARTCi sempre foi um espaço de convívio para os artistas, em sua maioria da dança, público e interessados nas artes do corpo. Sempre se moldando para continuar suas ações buscando conexão com diversas áreas artísticas e de conhecimento, trabalhando fruição e compartilhamento de ideias, processos de criação e formação de público. E uma das formas de se trabalhar a formação de público é pensar e promover trabalhos que tem em sua essência o universo das infâncias, assim criou o ENARTCinho com foco nas artes para as crianças. Em sua 14ª edição, em função da pandemia do novo coronavírus, lançou a convocatória para selecionar trabalhos de artistas do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, para serem apresentados nas plataformas do Youtube do Hibridus Dança, grupo realizador do projeto, e da Aperam. Doze trabalhos foram selecionados recebendo uma ajuda de custo de $800,00 (Oitocentos Reais) cada.

Desta forma o Hibridus, contribui para que novas oportunidades de monetização aconteçam neste momento de dificuldades impostas pela crise sanitária mundial e para que circulem mais ofertas de qualidade para ampliação de conhecimento.

Realizado pelo Hibridus Dança, o evento tem idealização e coordenação geral de Luciano Botelho e Wenderson Godoi que também assinam a curadoria.

Serviço

O vídeo ‘Literatura – Contação de História’será exibido dia 13 de setembro, domingo, às 16h nos canais do Youtube do Hibridus e da Aperam No Brasil, e no dia 11 de setembro, sexta-feira, às 18h30 acontecerá uma live com José da Conceição pelo Instagram do Hibridus Dança, falando sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 serão exibidos sempre aos domingos, às 16h, até o dia 1° de novembro. 

Para acompanhar a programação basta se inscrever no canal do Youtube do 

Hibridus Dança: https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg 

e da Aperam No Brasil:  https://www.youtube.com/user/aperambrmais 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui