‘As Histórias que as Cantigas Contam’ cantadas no sexto vídeo da programação ENARTcinho

0

O artista de Timóteo, Cláudio Oliver, é o próximo a ter seu trabalho exibido na programação ENARTcinho para crianças, com a apresentação musical ‘As Histórias que as Cantigas Contam’, no próximo domingo, dia 20 de setembro, às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus Dança, idealizador do projeto, e da Aperam do Brasil, patrocinadora via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Cláudio foi um dos doze artistas selecionados na convocatória para trabalhos voltados para as infâncias, que contribui neste momento de pandemia, com os artistas do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, impossibilitados de exercerem seus trabalhos devido ao isolamento social. 

Cláudio Oliver

Cantor, compositor, produtor musical e ator. Multi-instrumentista: violão, flauta, contrabaixo, gaita, percussão, violão clássico, Choro, MPB, Jazz, Fingerstyle. Foi contrabaixista da banda Deyse Lee, participou no Festival Uirapuru, atuou como cantor da Banda Allcapones. Atualmente é professor de música. 

‘As Histórias que as Cantigas Contam’

O trabalho é uma narrativa musicada que conta as histórias que estão por trás das cantigas populares de roda. Propõe um resgate folclórico musical, incluindo histórias, brincadeiras e um convite final para uma mini oficina de percussão corporal, demonstrando que a música está em todo e qualquer lugar. 

Assim, Claudio Oliver interpreta cantigas tradicionais, num convite para que as crianças se divirtam com a ludicidade das cantigas e suas histórias.

 Hibridus Dança

Formado pelos artistas da dança Luciano Botelho e Wenderson Godoi, o grupo vem realizando um trabalho fundamental para a criação, divulgação e formação de público para dança contemporânea, não só em Ipatinga, mas também em todo o país. Parte destes objetivos é trabalhada no ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, neste ano em sua 14ª Edição, que sempre funcionou como uma plataforma cultural e artística promovendo apresentações, encontros, debates e muitas conversas acerca da produção artístico cultural no interior, principalmente, bem como suas dificuldades e especificidades. 

Trabalhando mais efusivamente a formação de público foi criado em 2011 o ENARTCinho, já focado em trabalhos direcionados para as crianças e as infâncias, hoje já em sua sexta edição. 

Desta forma e através de suas criações artísticas o Hibridus vem compartilhando suas ações e fortalecendo uma rede de artistas que, hoje, já está plugada em vários outros países por onde o grupo mantém contato como Argentina, Portugal, Alemanha, dentre outros. 

Este ano o grupo atinge sua maioridade com muito desejo de realizações mais amplas e com muito movimento. Desde março, devido à pandemia, vem se adaptando a este momento presente. Lançou duas convocatórias para artistas da região do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha contribuindo para que a cultura não ficasse parada neste momento tão urgente que vivemos. Enfim, o grupo se faz presente e atuante, não só na cena artística, como também nas discussões de políticas públicas para a dança e as artes, na pessoa do artista Wenderson Godoi, hoje conselheiro de cultura no CONSEC – Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais.

Serviço

O vídeo ‘As Histórias que as Cantigas Contam’ será exibido dia 20 de setembro, domingo, às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus e da Aperam No Brasil, e no dia 18 de setembro, sexta-feira, às 18h30, acontecerá uma live com Cláudio Oliver pelo Instagram do Hibridus Dança, falando sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 serão exibidos sempre aos domingos às 16h até o dia 01 de novembro. 

Para acompanhar a programação basta se inscrever no canal do Youtube do Hibridus Dança

 https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg 

e da Aperam No Brasil:  https://www.youtube.com/user/aperambrmais 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui