TJMG destaca a implantação de leitos de UTI em Capelinha

0

A implantação de 10 leitos de UTI em Capelinha foi destaque no portal do TJMG. A matéria, publicada no último dia 15, destaca a parceria entre a Prefeitura, FIEMG, Ministério Público e da Comarca de Capelinha.

De acordo com a reportagem, “foram disponibilizados R$ 180 mil, provenientes de prestações pecuniárias, para a compra de novos aparelhos, entre eles: 12 bombas de infusão, 4 monitores multiparâmetro e 1 analisador de gasometria. A destinação desses valores para financiamento de projetos nas comarcas é regulamentada pelo Provimento Conjunto 27/2013 da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG”.

A juíza Camila Gonçalves de Souza Vilela, da Vara de Execuções Penais de Capelinha, destaca que, com a aprovação desse projeto, foi possível aparelhar 10 novos leitos de UTI para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus na região.

“A macrorregião de saúde do vale do Jequitinhonha possuía até então apenas dois leitos de UTI de isolamento, para o enfrentamento do coronavírus. Isso para uma população de mais de 400 mil pessoas, distribuídas em 29 municípios, entre eles Capelinha. Foi apresentado então um projeto, da Fundação São Vivente de Paulo para aparelhamento de uma UTI durante uma reunião virtual realizada no dia 14 de abril. Foi colocado em questão a aquisição de diversos equipamentos, entre eles 12 bombas de infusão, quatro monitores multi parâmetros e um analisador de gasometria. Foi liberado o valor de 180 mil reais para compra de todos esses equipamentos” disse Camila Gonçalves, juíza da Comarca.

Os novos leitos da ala de covid-19 do hospital estão habilitados por 90 dias.

Justiça defende que leitos fiquem em Capelinha

A juíza Camila Gonçalves comemorou a iniciativa. “Agradecemos a todos que contribuíram e se empenharam para que tudo desse certo. Continuemos unidos para que essa UTI seja definitiva em nosso hospital e atenda a demanda da nossa população.”

Em nota, a Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, da cidade de Capelinha, afirmou que já está trabalhando para que eles permaneçam e possam atender outros quadros clínicos após a pandemia. O projeto deve reduzir o vazio assistencial na região, que até então contava com apenas dois leitos de UTI.

Quem apoiou o projeto

Além do Poder Judiciário, participaram da iniciativa a Prefeitura de Capelinha (1,4 milhão) a empresa Café Três Corações, entidades como a Fiemg, empresários, produtores rurais e toda a comunidade capelinhense, por meio da colaboração e de várias doações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui