Carne de cavalo era vendida como se fosse bovina por fazendeiros, diz PC

0

A Polícia Civil do Espírito Santo descobriu, em meio á Operação Abigeatus, que investiga duas organizações criminosas que atuam no furto e abate clandestino de gado no Estado, que fazendeiros da região também vendiam carne de cavalo como se fosse bovina. 

A todo, serão cumpridos dez mandados de prisão e 16 de busca e apreensão nos municípios de Viana, Cariacica e Santa Leopoldina. Mais de 100 policiais civis participam da ação, coordenada pela Delegacia de Segurança Patrimonial.

Em entrevista ao jornal A Gazeta,  o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, afirmou que os animais sacrificados eram transformados em carne para a venda.

“(os proprietários) Estavam matando cavalo e produzindo a carne, a linguiça, embutidos. Eles furtavam cavalo doente na pista, boi doente, animal que foi sacrificado por algum acidente e transformavam em carne para vender para a população”, explicou.

Segundo o delegado Gianno Trindade, chefe do Departamento de Segurança Patrimonial, o consumo dessa carne pode provocar várias doenças. “Estamos há três meses investigando responsáveis pelo abate clandestino de gado e fornecimento final ao consumidor dessa carne. O interior do supermercado há carnes que estão fora de validade, segundo o Idaf. Temos indícios de que supermercados, açougue e restaurantes compraram essa carne”, comentou.

Um dos alvos presos durante a operação é o dono de uma chácara em Vila Cajueiro, em Cariacica, que é suspeito de roubar gado de propriedades rurais e vender. Na chácara também foi apreendida uma carcaça de um ônibus velho que estava cheia de sacos de trigo que teriam sido furtados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui