TRANSPORTE: Câmara reduz subsídio em 25% e empresa diz que não vai funcionar

0

Após muita discussão e embate, a Câmara Municipal aprovou, na tarde de hoje, 29 de setembro, o projeto de lei, de autoria do Executivo, em que trata de subsídio de 30 mil reais para a concessionária de transporte coletivo Única Bus.

Na proposta encaminhada à casa no final de agosto, o projeto previa o pagamento de 4 parcelas de 30 mil reais a empresa, totalizando um repasse de R$ 120 mil. Mas durante a discussão da lei na casa, o vereador Lé Neves propôs uma emenda para a redução em 25% do valor, ou seja, para 3 parcelas de 30 mil, com a justificativa que faltam três meses para o fim do ano.

Em contato com a Única Bus, a mesma informou que acompanhou a votação do projeto, mas que só voltará a funcionar se for subsidiado o valor original, de 120 mil, proposto pelo executivo.

“Estamos com um prejuízo calculado em 200 mil reais. Não há como voltar a funcionar nas condições proposta pela Câmara. Nosso prejuízo mensal calculado é de 48 mil”, destaca o empresário.

A empresa havia paralisado suas atividades em julho deste ano, alegando dificuldades financeiras em virtude da redução de usuários por causa da pandemia. Segundo empresário, a empresa manteve durante dois meses o funcionamento do serviço, mesmo com a redução da receita em 80%.

“Ficamos paralisados por 40 dias entre março e maio e depois voltamos a funcionar. No entanto, estávamos tendo uma receita de apenas 20% em comparação ao fluxo normal. Não tínhamos como continuar. Paramos, mas mantivemos o compromisso com nossos funcionários”, explica José Amaro.     

O projeto segue para sansão no Executivo e cabe ao Prefeito sancionar ou vetar a emenda proposta pelo Vereador Lé Neves.

Prefeitura contrata estudo para avaliar prejuízos

Até dezembro, a Prefeitura de Capelinha deverá contratar uma empresa para fazer o levantamento dos prejuízos causados à concessionária em virtude da Pandemia.

A análise irá confirmar qual seria o valor real a ser subsidiado pelo município à empresa.

Em caso do valor ser menor que o repassado, a empresa deverá devolver à Prefeitura a diferença do valor. No caso do valor acima do repassado, a Prefeitura irá compensar a empresa.

Para esta garantia, o Vereador Gilmar Santos, encaminhou uma emenda ao projeto para que o município fizesse a alienação de um veículo da empresa, como garantia, caso a empresa necessitasse devolver o valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui