Em aniversário de Minas Novas, Aperam BioEnergia celebra parceria

0

Em 290 anos de história, Minas Novas é um município que possui uma infinidade de manifestações culturais, como o congado e a folia de reis. Também é berço de artistas, de culinária e artesanatos exuberantes, além de contar com moradores fascinantes. A trajetória do município, um dos mais antigos do Vale do Jequitinhonha, e da Aperam BioEnergia se encontram em 1974, quando a empresa chegou na região. Hoje já são 46 anos de parceria para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município e da Empresa, com projetos para valorização da cultura local, além de geração de emprego e renda. 

Para celebrar a data, a Empresa fez uma homenagem aos  moradores de personalidade marcante e que atuam ativamente no município, como os empregados Januário Moreira da Silva e Murilo Dias, e as moradoras Maria Ivanete, apicultora da Associação dos Apicultores de Minas Novas (AAPIMN), e a dona Sebastiana Macedo, da comunidade de Bem Posta.

De acordo com o diretor de operações da Aperam BioEnergia, Edimar de Melo Cardoso, a relação construída com os moradores do município e empregados, permitiu o crescimento da empresa e da região. “Temos como compromisso o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios onde a Aperam BioEnergia atua. Minas Novas faz parte da história da Aperam BioEnergia e temos muito orgulho disso. Agradecemos aos moradores do município que nos ajudaram a construir esse legado”, ressalta.  

Em Minas Novas, foram desenvolvidos e apoiados diversos projetos, em parceria com as associações e instituições do município, que visam  à melhoria da qualidade da educação e do atendimento prestado pelas organizações, além de  fomento à cultura, à qualificação profissional e à geração de renda.

Uma das iniciativas de destaque é o Projeto “Trabalho, Renda, Sustentabilidade e Inclusão no Campo” da Associação dos Apicultores de Minas Novas. Por meio dos recursos do Edital de Projetos, a proposta viabilizou  matéria-prima e equipamento de segurança para os produtores desenvolverem a atividade apícola na região.  Amanda Leres, moradora de Palmital, distrito de Minas Novas, foi umas das beneficiadas pelo projeto. “Foi muito gratificante poder participar dessa iniciativa tão importante para alavancar a atividade de apicultura na região. Com as técnicas de manejo mais adequadas e os materiais necessários, conseguimos aumentar de forma significativa nossa produção”, ressalta Amanda Leres, associada da AAPIMN.

Já o Programa da Junior Achievement, foi realizado com os alunos do 8° e 9° anos da Escola Municipal Gabriela Leite Araújo para despertar o espírito empreendedor em cada adolescente, revelando oportunidades no mundo dos negócios e possíveis carreiras. “Essa parceria com a Aperam BioEnergia é muito importante para nós, na medida em que conseguimos oferecer para os nossos alunos cursos e oficinas de qualificação, mostrando a gama de opções e profissões que eles podem seguir para ter um futuro melhor. Com o projeto, já conseguimos ofertar essa capacitação para mais de 100 alunos que são multiplicadores desses conteúdos em casa e em outros círculos sociais que frequentam”, conta Elisângela da Silva Figueiredo, diretora da Escola Municipal Gabriela Leite Araújo.

Outro projeto relevante desenvolvido pela Empresa no município é o “Água, um direito de todos”, que viabilizou obras para melhorar o sistema de abastecimento de água potável de 28 famílias das comunidades de Quilombo e Santiago. “Com os recursos do Edital de Projetos conseguimos garantir a continuidade do abastecimento dos moradores do Quilombo e renovar a rede da comunidade de Santiago, que era antiga e não estava em bom estado de conservação. Estamos muito gratos e felizes com o resultado da parceria”, comemora a presidente da Associação Quilombola de Quilombo (Aspoqui), Ana Moreira dos Santos.

A Empresa também coleciona laços e histórias com os moradores de Minas Novas. O minas-novense, Murilo Dias da Silva, é empregado da Aperam BioEnergia, atuando como auxiliar de produção e brigadista. “Já são 28 anos de história e trajetória na Empresa. Já estou me aposentando e sempre me recordo de todo apoio que tive aqui. Foi um grande crescimento pessoal e profissional e também familiar, pois a Empresa sempre nos incentivou com a assistência à saúde, aos estudos dos filhos e assim consegui suprir tudo o que minha família precisou. Deixo um legado para os meus colegas de trabalho, que, assim como eu, têm muito orgulho de pertencer a uma empresa que vem crescendo e evoluindo muito ao longo desses anos”, destaca Murilo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui