Brasil registra 1ª infecção por superfungo mortal: ‘grave ameaça à saúde global’

0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (8) sobre infecção por Candida auris, um “superfungo” que, conforme o órgão, represente “grave ameaça à saúde global”. 

A infecção pelo fungo é resistente a medicamentos e pode matar o hospedeiro. Estima-se que, no mundo, o Candida auris tenha levado entre 30% e 60% das pessoas infectadas a óbito. 

“No Brasil, não havia relato de nenhum caso de infecção por Candida auris, mas no dia 07 de dezembro de 2020, foi notificado à Anvisa o possível primeiro caso positivo em paciente internado em UTI adulto em hospital do estado da Bahia”, informou a agência em nota à imprensa. 

De acordo com o texto, uma força tarefa nacional foi mobilizada para acompanhar o caso e “prevenir a disseminação da Candida auris no país”. No grupo, há representantes de diversas entidades públicas de saúde da Bahia e do Brasil.

O fungo foi identificado pela primeira vez no Japão, em 2009, no canal auditivo de uma paciente. Casos foram identificados, desde então, em países como Índia, África do Sul, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Israel, Paquistão, Quênia, Kuwait, Reino Unido e Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui