MAIS DE 50 MORADORES DE TURMALINA ENCERRARAM NA ÚLTIMA SEMANA CICLO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO

0

O ano de 2020 vai chegando ao fim, mas sempre é tempo para aprender e se dedicar a novas habilidades que possam gerar a possibilidade de uma fonte de renda extra e contribuir para uma melhor qualidade de vida da população. Foi com esse espírito que moradores de Turmalina participaram nas últimas semanas de cursos de aperfeiçoamento oferecido pelo SENAR-MG, com apoio da Aperam BioEnergia, por meio da Fundação Aperam Acesita.

Ao todo 57 pessoas participaram de cursos de capacitação em: Corte e Costura, Crochê, Produção de alimentos sem glúten, sem lactose e sem açúcar, Prevenção de acidentes e Saúde da Mulher. 

Para Dulcineia Cordeiro Rocha, mobilizadora do SENAR-MG no município de Turmalina, os cursos marcaram o fechamento de mais um ciclo importante de capacitações, visando o desenvolvimento socioeconômico da região. “Nossa atuação contempla duas linhas, uma voltada para a formação profissional rural e outra de promoção social, que engloba atividades de artesanato, alimentação e saúde junto às famílias das comunidades rurais. Nossa intenção é proporcionar conhecimento e experiência prática para que eles possam avançar naquela habilidade”, ressalta Dulcineia. De acordo com ela, as turmas foram reduzidas em função da pandemia, para que fossem seguidas todas as normas de segurança. “Foi muito importante conseguirmos dar continuidade ao projeto mesmo durante esse momento desafiador e contar com o apoio dos parceiros é ainda mais fundamental”, ressalta.

A instituição é parceira da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita desde 2006 e mantém um amplo calendário anual e permanente de ações e cursos na região com foco na população rural. Para Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita, as iniciativas são extremamente relevantes e trazem benefícios concretos para a região. “Para nós também é uma felicidade encerrar mais esse ciclo. Turmalina possui uma comunidade ativa, interessada em se desenvolver e em 2021 seguiremos juntos contribuindo com este importante projeto para a região”, explica Venilson.

Ao longo de 2020 os cursos de capacitação oferecidos em Turmalina alcançaram mais de 100 pessoas/alunos e mais de 340 h/aula.

Maria Berenice Mateus, 37 anos, está entre as pessoas que buscaram capacitação visando ampliar sua fonte de renda e seus conhecimentos gerais. Somente neste ano ela participou de 7 cursos, sendo o último deles o de prevenção de acidentes, neste mês de dezembro. “Iniciei os cursos no ano passado e eles foram um divisor de águas na minha vida. Depois de passar quase 20 anos morando na área rural, voltei para Turmalina no ano passado e já busquei as capacitações como oportunidade para me estabelecer profissionalmente. Um dos cursos que fiz e já aplico hoje no meu dia a dia é o de cuidador de idosos, então quis fazer também o de prevenção de acidentes e primeiros socorros, para estar ainda mais capacitada”, conta. Para ela, que retornou recentemente para a cidade, também os eventos são uma oportunidade de ampliar o círculo social. “Tem sido muito bom para mim e no ano que vem vou fazer mais cursos, com certeza”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui