Capelinha sai na frente e já se prepara para receber a vacina contra a covid-19

0

A Prefeitura de Capelinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já realizou uma série de medidas em preparação à imunização da população capelinhense contra a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus – SARS-COV-2). Tão logo o imunizante seja liberado pelo Governo de Minas, será iniciada a vacinação no município.

Na última sexta-feira, 15 de janeiro, uma equipe da Secretaria de Saúde de Capelinha se faz presente na reunião online da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) por meio das coordenações de Vigilância em Saúde, Epidemiologia, representante da Enfermagem dos PSFs e Gerência da Atenção Primária. A reunião online é intitulada: “Sistema para Registro das doses aplicadas na Campanha contra COVID-19”.

Capelinha é um dos primeiros municípios de todo o Estado de Minas Gerais a elaborar o Plano de Contingência para a vacinação contra a Covid-19. Confira as ações da Administração 2021-2024 já em andamento:

  • TREINAMENTO para a Equipe de Vacinação
  • REFORMA DA SALA DE VACINA no posto José Pimenta (Centro) e de toda a estrutura da unidade de saúde
  • AQUISIÇÃO DE CÂMARAS FRIAS para armazenamento de vacinas
  • AQUISIÇÃO DE UM VEÍCULO EXCLUSIVO para o Setor de Epidemiologia
  • REESTRUTURAÇÃO DE MOBILIÁRIOS e compra de equipamentos de vacinas para todas as unidades de saúde
  • CRIAÇÃO DE PONTO DE VACINAÇÃO em Resplendor e São Caetano
  • CAPACITAÇÃO dos servidores para uso do Sistema de Informação

O município preparou um ofício, assinado pelo prefeito Tadeuzinho, endereçado ao Instituto Butantan, demonstrando interesse em adquirir doses da vacina visando imunizar toda a população do município. Porém, como já noticiado pelo presidente do órgão, Dimas Covas, “todas as doses da vacina serão entregues ao Ministério da Saúde, assim que a Anvisa aprovar o uso emergencial ou o registro da vacina”. E o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou ontem que a vacinação começará na próxima semana.

“QUERO SER O PRIMEIRO A TOMAR A VACINA”, DIZ TADEUZINHO
Diagnosticado com a Covid-19, o prefeito de Capelinha, Tadeuzinho Abreu, enfatizou em transmissão no Facebook ocorrida no dia 14 de janeiro, a importância de tomar a vacina. Isolado e mantendo todos os cuidados necessários, ele declarou: “O melhor remédio se chama prevenção, vamos todos juntos continuar combatendo essa doença. Nossa Administração realizou muitas conquistas desde o início da pandemia, e temos esperança de que em breve esse momento difícil vai passar. Em relação à imunização, deixo claro: quero ser o primeiro a tomar a vacina”.

Vale ressaltar que a fala do prefeito é relativa à sua atitude, enquanto homem público, de reconhecer os esforços dos cientistas na busca pela vacina contra a Covid-19. E que, claro, a vacinação obedecerá a lista de prioridade determinada pelo Ministério da Saúde.

DESAFIO DOS 100 DIAS – O Plano de Contingência para a vacinação contra a Covid-19 integra o Desafio dos 100 dias, proposto pela Administração 2021-2024 para realização nos 100 primeiros dias de governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui