IBGE abre inscrições para mais de 204 mil vagas temporárias para o censo 2021

0

De acordo com instituto, quem se inscreveu na seleção do ano passado não está com a inscrição garantida para os processos seletivos deste ano

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta sexta-feira, 19, o processo seletivo para preencher 204.307 vagas temporárias para Recenseador, Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) para trabalhar na organização e na coleta do Censo Demográfico 2021.  

As inscrições para ACM e ACS começam nesta sexta-feira (19) e vão até 15 de março. Já para recenseador, as inscrições serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março. Para concorrer à função de recenseador, o candidato deve ter nível fundamental completo, e para ACM e ACS, ensino médio concluído.  

No ato da inscrição, o candidato poderá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição (R$ 39,49 para ACM e ACS, e R$ 25,77 para recenseador) poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.   

De acordo com o instituto, as provas objetivas serão aplicadas presencialmente no dia 18 de abril para as vagas de agentes censitários, e no dia 25 de abril para os recenseadores. A etapa presencial de seleção seguirá os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19, bem como o trabalho de campo, que está previsto para começar em agosto.  

Os quadros de distribuição das vagas estão disponíveis para consulta no site do Cebraspe, empresa organizadora dos processos seletivos. 
 

Adiamento do Censo em 2020  

Com o adiamento do Censo para 2021, devido à pandemia de Covid-19, os processos seletivos para ACM, ACS e recenseadores abertos em 2020 foram cancelados. Quem se inscreveu na seleção do ano passado não está com a inscrição garantida para os processos seletivos deste ano. É preciso fazer nova inscrição e pagar a taxa para garantir a participação na nova seleção. 

Desde maio do ano passado, os inscritos na seleção cancelada podem solicitar o reembolso da taxa de inscrição através da Central de Atendimento do IBGE, pelo telefone 0800 721 8181. 

A ligação é gratuita, basta informar nome e CPF para confirmação do cadastro e dados bancários (banco, nº da agência e conta bancária), em que seja o titular, para o recebimento do valor.  

Fonte: Agência IBGE de Notícias  

Foto: Google Imagens  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui