Parlamento Jovem 2021 abre inscrições para estudantes de Capelinha

0

As inscrições e o lançamento do projeto vão até o dia (27/4), terça feira.

Por Walisson Oliveira

Na manhã desta segunda-feira (26/4), foi publicado através da Escola do Legislativo e da Câmara Municipal de Capelinha, o convite para que estudantes do ensino médio e jovens de municípios mineiros participem do Projeto Parlamento Jovem 2021 (PJ Minas). Em 2021, o PJ Minas discutirá o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. As inscrições e o lançamento do projeto vão até o dia (27/4), terça feira.

Conforme explica a coordenadora da Escola do Legislativo, Maria Salomé, o PJ Minas visa aos participantes novas oportunidades de conhecerem melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. Sendo assim, torna-se ato de suma importância para a sociedade, pois trata da formação política cidadã dos jovens de Capelinha. Para ela, o projeto se envolve em áreas pouco debatidas nas relações humanas contemporâneas.

Ainda de acordo com Maria Salomé, o projeto possibilita “novas oportunidades aos estudantes não só quanto ao tema que será tratado, como também os favorecem de forma propositiva, tendo como foco a busca de soluções e alternativas econômicas, políticas e jurídicas que minimizem os impactos das atividades socioeconômicas no meio ambiente. Isso porque são os jovens os protagonistas, para participarem e contribuírem para o melhor desenvolvimento social da cidade, do estado e do país”, destaca.

Sofia Santos, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Professor Antônio Lago, há dois anos participa do PJ Minas. Para ela, o projeto lhe proporcionou experiências que foram além de suas expectativas e possibilitou formação política crítica frente aos novos desafios encontrados na sociedade. “A temática ‘Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável’, abre novos espaços para discussões e para novas mudanças no contexto atual que o Brasil passa. A mudança acontece na cidade, nos bairros, nas ruas”, destaca a estudante.

Aos estudantes que almejam participar do projeto, poderão se inscrever a partir deste link. O lançamento oficial do Projeto Parlamento Jovem 2021 será transmitido, às 18h, com palestras ministradas por Jéssica Cristina Barbosa, Drª. em Ciências Florestais, e Alberto Santos Rocha, biólogo, nas redes sociais da @camara.capelinha.

Etapas do Projeto Parlamento Jovem 2021

O projeto é desenvolvido ao longo de cinco etapas: Preparação; Implantação; Municipal; Regional e Estadual. À vista disso, os municípios se inscrevem voluntariamente por meio de suas Câmaras Municipais e se qualificam como participantes após terem cumprido as etapas de Preparação, de Implantação e de entregar o Termo de Adesão assinado pelo Presidente do legislativo municipal. Posteriormente, acontecem as etapas Municipal; Regional e Estadual, nas quais os estudantes são mobilizados, capacitados e orientados para discutir o tema que foi escolhido para a respectiva edição.

Fonte e fotos: Divulgação Câmara Municipal de Capelinha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui