Cerca de 80 trabalhadores são resgatados em condição análoga à escravidão; moradores da região estão envolvidos

0

Os trabalhadores foram localizados por auditores fiscais do trabalho em uma operação com a Polícia Federal

Por Walisson Oliveira – Jornalista

Dos 77 trabalhadores resgatados vivendo em condições análogas à escravidão em uma fazenda na cidade de Vila Valério, nesta sexta-feira, 07 de maio, no Noroeste do Espírito Santo, todos pertencem a região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, de onde saíram no dia 17 de abril com o objetivo de trabalhar na colheita do café na fazenda Vargem Alegre, da mesma cidade. 71 das pessoas resgatadas testaram positivo para a Covid-19.

Segundo informações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que está à frente das investigações do caso, os trabalhadores, ao chegarem a Vila Valério, foram divididos em dois alojamentos e tiveram os documentos retidos.

Ao chegarem no local, os auditores fiscais do trabalho em uma operação com a Polícia Federal, verificaram que os trabalhadores dormiam em condições precárias dentro de alojamentos, sem direito a salários e sem cuidados com a saúde. Diante disso, ao todo, 71 das pessoas resgatadas testaram positivo para a Covid-19.

A operação de volta para Minas Gerais vai contar com dois ônibus e uma van para os seis trabalhadores que foram negativados com o vírus. Já aos trabalhadores cometidos pela doença serão liberados para suas casas após melhorarem o seus quadros de saúde.

A fazenda Vargem Alegre, na qual os trabalhadores foram resgatados, fica localizada em Jurama, distrito do município de Vila Valério, no Espírito Santo.

Foto: Gabriela Fardin/ TV Gazeta/ Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui