Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi tema de live em Minas Novas

0

Por Walisson Oliveira – Jornalista

Nesta terça-feira, 18 de maio, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Minas Novas, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, às 9h, lançou a live “Desafios no enfrentamento ao Abuso e Exploração sexual contra crianças e adolescentes em tempos de Pandemia”, em suas redes sociais, para debater e orientar a população sobre o assunto.

O propósito da live foi o de estimular a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a essa categoria de crime e muitos outros, bem como alertar sobre a importância dos crimes não serem silenciados e o de incentivar cada vez mais à conscientização de que a denúncia é uma das formas mais eficazes de combate a esses abusos e explorações.

Ao longo da live, foi ressaltado um tópico muito importante: neste período, em meio à pandemia de Covid-19, onde as crianças e Adolescentes deveriam estar mais seguros junto às suas famílias, é onde houve grande aumento de denúncias.

Disque 100: denuncie e ajude a combater a violência contra crianças e adolescentes

No Brasil, o Disque 100 é um canal gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos, da Presidência da República, que funciona 24 horas, incluindo fins de semana e feriados.
.
Vale destacar que a ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), outra forma de comunicar a violência é entrar em contato com o Conselho Tutelar da sua cidade.

Palestrante:
Renata dos Santos Vieira – Técnica da Coordenadoria Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEPCAD – MG.

Mediadora:
Aurelina Magella Coelho de Matos – Psicóloga CRP: 04/51612.

Foto: Prefeitura Municipal de Minas Novas/Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui