Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

0

Retomada foi permitida em municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do plano Minas Consciente

Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

Nesta segunda-feira, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, acompanhou o primeiro dia de atividades pedagógicas presenciais na Escola Estadual Major Laje, em Itabira. “É uma alegria muito grande ver como a escola foi cuidada com todo afeto. A gente vê uma equipe comprometida e que mostra o carinho e atenção a cada estudante. Temos visto a alegria de cada um nesse retorno”, enfatiza a secretária, que também agradece a todos os gestores escolares pelo empenho demonstrado neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Na Escola Estadual Major Lage, visitada pela secretária Julia Sant’Anna, cerca de 148 alunos receberam autorização dos pais e/ou responsáveis para participação nas atividades presenciais. “É muito legal voltar para a escola. Eu já estava ansioso. Estou muito feliz em rever meus colegas e a professora”, conta Ícaro dos Santos.

Já Maria Clara Oliveira, estava com muita saudade, porque ficava cansada de estudar em casa. “Gosto mais de estudar na escola. Senti falta dos meus coleguinhas e da minha professora”, revela.

Na unidade de ensino, os protocolos sanitários estão sendo seguidos por todos e os alunos reforçam os cuidados. “Gosto de ir para a escola para ver meus colegas e professores e sempre vou tomar todos os cuidados,  que é o distanciamento, usar a máscara e passar o álcool nas mãos”, conclui Bernardo de Oliveira Gonçalves.

A diretora da escola, Tatiana Amaro Silva, fala da emoção de receber os alunos depois de mais de um ano de escolas fechadas por causa da pandemia. “Para a gente é muito prazeroso rever nossos alunos presencialmente. Só de ver o olhinho brilhando de prazer de retornar à escola nos deixa emocionados e com a certeza de que estamos fazendo o melhor para eles e garantindo a segurança de um retorno tranquilo, com toda estrutura necessária”.

A professora do 5º ano, Aline Almeida, conta que estava ansiosa pelo retorno. “Ansiedade é a palavra que me define. É muito emocionante ver a carinha de alegrias dos nossos alunos. Estamos aqui também pensando naqueles estudantes que ainda estão em casa”, afirma.

Para os pais e/ou responsáveis pelos estudantes, o primeiro dia de atividades presenciais também foi especial. Alessandra Carolina da Silva Coelho Rocha é mãe de duas alunas que estudam na escola. Ela conta que a decisão de autorizar a ida das filhas para as atividades presenciais veio depois de muita conversa e de ver a preparação da unidade de ensino.

“A princípio eu tive medo, mas conversei muito com o pediatra das minhas filhas. Temos que confiar na escola em que colocamos nossos filhos. Quando cheguei aqui e vi as adaptações, fiquei encantada pelo distanciamento das carteiras, marcação no chão, os profissionais estão todos paramentados. Eu estou segura e sei que minhas filhas estão seguras e felizes”, avalia.

Segurança dos protocolos

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Ensino híbrido

Com a retomada das atividades presenciais, o ensino híbrido é oferecido aos estudantes, ou seja, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto. As atividades pedagógicas presenciais serão ministradas com o objetivo de fortalecer a aprendizagem de acordo com a necessidade da turma.

O Regime de Estudo não Presencial seguesendo disponibilizado. Os estudantes continuam recebendo os Planos de Estudos Tutorados (PETs), além de contarem com as teleaulas do programa Se Liga na Educação e do aplicativo Conexão. A carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizadas por meio dos PETs e das atividades complementares elaboradas pelo professor.

Fonte: Agência Minas. Foto: SEE/Reprodução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui