Conta da Copasa terá redução após resolução da Arsae-MG

0

Em média, os consumidores de água e esgoto terão redução de 1,52% na conta

Por Walisson Oliveira

A Arsae-MG publicou nesta terça-feira, 29 de junho, no Diário Oficial do Estado, a resolução nº 154/2021, que autoriza a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a aplicar aos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário as novas tarifas e regras para o próximo ciclo tarifário, entre os anos de 2021 a 2025.

Já aprovadas, após reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Arsae-MG, transmitida ao vivo no canal da agência no Youtube no dia 24/06, as novas regras devem ser aplicadas a partir de 1º de agosto, e acarretam uma redução inédita no valor das tarifas de água e esgoto de, em média, 1,52% na conta, além da unificação geral da tarifa para o serviço de esgoto.

A nova tarifa, portanto, representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado.

Em nota, a Copasa comunicou, após a publicação da resolução, que a aplicação do efeito tarifário médio (-1,52%), o que equivale aos 74% ditos anteriormente.

Revisão

A publicação conclui a 2ª Revisão Tarifária da Copasa, após intenso processo de estudo e debate, com participação da sociedade e recebimento de contribuições acerca dos temas tratados. O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, destacou a redução histórica nas contas.

“Hoje temos um índice inflacionário no Brasil chegando a 32% e a nossa tarifa média está com redução de 1,52%. Ou seja, além de não ter o reajuste pela inflação, está havendo uma redução histórica nas contas”, comenta o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Clare

Outro ponto importante destacado por ele é a unificação da taxa de esgoto, com a redução do subsídio. Assim, faz-se a justiça tarifária. Esta revisão busca a menor tarifa possível desde que disponíveis recursos para que a Copasa possa operar e investir no nível necessário para o Novo marco do Saneamento”, explicou.

A redução no valor final da conta dependerá do volume consumido e da categoria na qual o usuário está inserido. Porém, a maioria vai perceber uma redução das suas faturas. No caso dessa revisão tarifária, mais de 80% da população que possui algum serviço de tratamento de esgoto perceberá uma redução de até 15% das suas faturas.

Foto: Arsae-MG/Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui