Angelândia e Água Boa discutem entrada na microrregião de saúde de Capelinha

0

Por Walisson Oliveira

O prefeito e o secretário de Saúde de Angelândia, nesta segunda-feira, 19 de julho, se reuniram com o Dr. Nicodemos, presidente da Fundação Hospitalar de Capelinha, a secretária de Saúde de Capelinha, Célia Oliveira, e o vereador municipal Gilmar Santos, para discutir a possibilidade de adesão por parte de Angelândia e cidades vizinhas, à microrregião de saúde referenciada em Capelinha.

Recentemente, a Fundação Hospitalar elevou-se ao nível-III, ou seja, que a unidade de Capelinha mostrou-se evoluída no atendimento médico-hospitalar não só à população do município, como também à referência em questões de saúde pública para outros municípios. Portanto, passa a atender oito cidades da região.

As cidades de Angelândia e Água Boa não se encontram no rol de cidades microrregionais de saúde. Sendo assim, ao longo da reunião, foram levantados dados que mostram que parte dos moradores dos municípios buscam nas instalações da Fundação Hospitalar, além de atendimento médico especializado, casos de internação.

O interesso das cidades, então, é o de migrar para a Fundação Hospitalar de Capelinha.

Diante disso, o prefeito Paulinho Pinheiro, de Angelândia, explica que deseja referenciar os atendimentos à cidade de Capelinha, porém, um fator dificulta a adesão. Isso porque os atendimentos de alta complexidade, que poderiam ser transferidos de Teófilo Otoni ou Governador Valadares, para Diamantina e que muitas das vezes tem que ser transferidos para Belo Horizonte, implicam em maiores gastos com Transporte para Fora do Município (TDF).

À vista disso, ressalta que a Fundação Hospitalar de Capelinha conta com instalações do Arco Cirúrgico em boas condições de resolver boa parte dos procedimentos cirúrgicos. Ou seja, que a Fundação pode auxiliar em questões de oncologia e traumas graves e, em questões específicas, elas podem para ser tratadas em centros mais distantes.

Inclusão

A inclusão de Angelândia e Água Boa visa ajudar na geração de dados de saúde e, sobretudo, permitiria a incrementação de recursos estaduais à unidade hospitalar de Capelinha. Além disso, que esse arcabouço de recursos permitiriam alcançar ainda mais avanços no sistema de saúde microrregional.

Ao término da reunião, os participantes ressaltaram a importância das discussões do Plano Diretor Regional de Saúde (PDRS), que acontecerá no próximo mês, em agosto.

Portanto, a implementação dessas cidades acrescentaria positivamente aos dados a serem enviados ao Estado e que ela mostrará que a unidade hospitalar presta serviços a vários municípios vizinhos.

Água Boa

Está previsto, para a próxima semana, uma nova reunião, porém, com o prefeito e o secretário de Saúde de Água Boa.

Foto: Gilmar Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui