Minas Novas compra castra móvel e quer controlar aumento de animais de rua

0

Cidade é a primeira da região a investir em veículo adaptado para castração de cães e gatos.

O município de Minas Novas deve implantar nos próximos dias, o serviço de castração de animais de rua para atender a cidade e toda a extensão rural. Através de recursos do município, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a compra de um castramóvel, que será usado para atendimento na castração de cães e gatos. O veículo, totalmente adaptado é o primeiro a se ter notícia na região.  

“O castramóvel foi adquirido após um estudo realizado pela Secretaria de Saúde, que identificou como a melhor saída o investimento em castração de animais, como forma de controle da população de cães e gatos em nosso município”, conta Rogério Lemos, Secretário de Saúde.

O gestor da pasta explica que os próximos passos é a contratação de uma equipe de trabalho e o treinamento da mesma, para que em breve seja iniciado o atendimento das demandas. “Com esse projeto, teremos condições de atender distritos, povoados e comunidades rurais distantes da sede, de forma adequada e confortável.

Dentro do veículo adquirido, os profissionais terão uma sala cirúrgica com mesa e todos os equipamentos necessários para realizar o atendimento.

Sem ajuda do estado

Apesar de ser uma política estadual e federal, o controle e o cuidado de animais em situação de rua, atualmente não existe uma política de investimentos, tanto do Governo Estadual e Federal para os serviços.

“Tanto para comprar, como para manter o serviço de castração de animais de rua, os investimentos terão que sair de recursos municipais, pois infelizmente não existe um programa estadual ou federal para financiamento de tais projetos”, explica Rogério Lemos, que informou ter gastado cerca de 70 mil reais para aquisição do castra móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui