IFNMG divulga 2.184 vagas para Processo Seletivo 2022

0

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) publicou os editais do 1º Processo Seletivo 2022, com as regras para seleção de estudantes para cursos técnicos presenciais e a distância, ofertados gratuitamente em 13 cidades, para início no primeiro semestre letivo do próximo ano.

Forma de seleção

Não haverá aplicação de provas para os candidatos, que serão selecionados por desempenho escolar, ou seja, por notas ou conceitos obtidos em disciplinas e séries que variam dependendo do curso escolhido e que devem ser comprovadas por histórico escolar ou documento equivalente.

Vagas oferecidas e cursos

No total, são 2.184 vagas, divididas entre dois tipos de curso. Os chamados cursos técnicos integrados são para quem quer fazer, ao mesmo tempo, no IFNMG, o curso técnico e os três anos do ensino médio.

Há também os cursos técnicos ofertados pelo Instituto separadamente, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola ou para quem já concluiu o ensino médio. Nesses casos, os cursos técnicos são chamados, respectivamente, de concomitantes e subsequentes. Quem está interessado nesses cursos deve consultar as regras da seleção no Edital nº 138/2021.

Inscrição

Para todos os cursos, as inscrições do Processo Seletivo serão realizadas no período de 4 de outubro a 2 de dezembro de 2021, por meio do site do Instituto.

O candidato deverá preencher todos os itens do formulário, inclusive o formulário socioeconômico. O CPF a ser informado é obrigatoriamente do(a) candidato(a) e não dos pais, nem de qualquer outro responsável ou representante.

Conforme edital, será necessário anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar ou documento equivalente (certificado ou declaração conforme modelo do Anexos II-A e II-B do edital) que comprove as notas ou os conceitos serão usados para classificar os(as) candidatos(as). Para os cursos concomitantes/subsequentes, serão usadas notas ou conceitos de disciplinas do 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e, no caso dos cursos ofertados apenas como subsequentes, serão consideradas notas ou conceitos de disciplinas do 1º ano do ensino médio. As disciplinas a serem consideradas mudam de acordo com o curso pretendido (conforme Anexo III do edital).

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. Conforme legislação, o IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.650 por cada pessoa da família), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Conforme edital, os candidatos que se autodeclararemm pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Ainda conforme edital, se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Demais informações podem ser conferidas no site do Instituto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui