Polícia Civil de Capelinha indicia homem por extorsão e difamação em meio cibernético

0

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio de ação conjunta da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio e da Agência de Inteligência Policial de 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Capelinha, concluiu nesta sexta-feira, 06/05/2022, o inquérito policial que apurava os crimes de extorsão e difamação praticados por um suspeito (20 anos) através de meio cibernético.

Os crimes ocorreram em agosto de 2021 quando o suspeito tomou conhecimento de informações pessoais da vítima, submetendo-a a grave ameaça ao exigir valor indevido para que ela não fosse exposta em sua página do Instagram. Diante disso, a vítima somente transferiu o valor exigido por medo de exposição de sua vida pessoal em uma página de Instagram amplamente conhecida em Capelinha/MG e região por exposição indevida de vidas alheias. No entanto, apesar do pagamento da quantia exigida, as informações pessoais da vítima foram amplamente divulgadas em redes sociais, principalmente, na página do Instagram do suspeito.

Diante disso, foram empregadas técnicas de investigação policial e as informações colhidas pela equipe de Investigadores permitiu que a Autoridade Policial concluísse o inquérito, indiciando o suspeito pela prática dos crimes de extorsão e difamação. Além disso, as informações obtidas durante a investigação permitirão à conclusão de apurações envolvendo a exposição de outras vítimas em redes sociais, tendo em vista que, existem procedimentos para apuração de delitos contra a honra de pessoas, praticados pelo suspeito usando a sua página do Instagram.

Outrossim, ficou demonstrado durante as investigações que o suspeito mantém uma página principal na rede social Instagram, atualmente com mais de 20 mil seguidores, e outra como reserva para dar continuidade à prática delituosa em eventual suspensão ou exclusão da primeira em virtude de sua atuação que fere os termos de uso daquela plataforma virtual.

Portanto, após a conclusão da investigação com o indiciamento do suspeito pelos crimes de extorsão e difamação cometido/divulgado por redes sociais, o inquérito policial será remetido para apreciação do Poder Judiciário.

Matéria: Polícia Civil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui