Cemig destina quase meio milhão de reais para projetos esportivos em Itamarandiba e Minas Novas

0

Projetos selecionados por meio de chamada pública vão beneficiar cerca de 250 crianças e adolescentes na região 

A Cemig fomenta diversos projetos esportivos de cunho social, participativo, educacional e de rendimento em Minas Gerais, estando entre os maiores apoiadores do esporte nos âmbitos estadual e nacional. Dois projetos do Vale do Jequitinhonha foram selecionados por meio de chamada pública, e já estão sendo contemplados pela empresa. Com aporte de recursos que somam cerca de R$ 470 mil,  cerca de 250 crianças e adolescentes na região serão beneficiados diretamente.

Em Itamarandiba,  o patrocínio da Cemig foi fundamental para viabilizar o projeto “Esporte e Educação, Um Pacto Campeão”, da Centro Social Mali Martin (CSMM). O objetivo desse projeto é ampliar e fortalecer ações de esporte educacional na cidade, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e psicológico da população local. A iniciativa representa um importante espaço social de convivência, escuta e amparo para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.  

Em outra iniciativa, o patrocínio da Cemig ao projeto ” Xadrez Mentes Brilhantes”, da Associação Argos, em Minas Novas, vai proporcionar as práticas de xadrez e de judô, promovendo o desenvolvimento intelectual, comportamental, disciplinar, escolar, social e esportivo.  Com o xadrez, os beneficiários vão desenvolver o raciocínio lógico, estratégico e matemático, além de melhorar as habilidades de observação, reflexão e análise. Já com a prática do Judô, os atendidos terão uma melhoria nas capacidades físicas e desenvolvimento disciplinar e comportamental.

Segundo Adiéliton Galvão de Freitas, gerente de Sustentabilidade Empresarial da Cemig, “o esporte é uma importante ferramenta de promoção do desenvolvimento local. Por isso, a companhia incrementa sua atuação no setor esportivo em todas as regiões de Minas, para gerar impactos positivos nas comunidades onde atua”, afirma. 

Adiéliton conta ainda que os recursos ​incentivados da Cemig ao esporte, nos últimos três anos, beneficiar​am diretamente quase oito mil crianças e adolescentes dispersos por todas as regiões do estado. “Dentre as modalidades esportivas a serem realizadas estão o basquetebol, futebol, voleibol, handebol, ginástica, judô, karatê, tênis, natação, skate e futsal. Essa é a forma de a Cemig reafirmar seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Organização das Nações Unidas (ONU), assegurando uma educação esportiva inclusiva que promova oportunidades de aprendizagem aos beneficiários dos projetos aprovados”, conclui. 

Chamada pública – seleção do 3º trimestre de 2022

Para cumprir o importante papel social de incentivadora do esporte, a Cemig realiza chamadas públicas visando selecionar os projetos que estão alinhados aos seus objetivos, voltados à prática de diversas modalidades esportivas, por meio de lei Federal ou Estadual de Incentivo ao Esporte. A natureza dos projetos deve estar direcionada à transformação e aos impactos sociais duradouros para alcance do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades.  

Projetos esportivos em todas as regiões do estado podem participar ​do processo seletivo ainda em 2022. As inscrições poderão ser feitas até às 18h do dia 15 de julho, diretamente no Portal Cemig.

Dúvidas sobre o Edital podem ser encaminhadas pelo e-mail: esporte@cemig.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui