Unificação do ICMS deve levar a aumento de preço do gás de cozinha em 21 estados

0
gazeta dos vales
gazeta dos vales

Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo prevê aumento de 15% no preço do gás de cozinha para maio.

O preço do gás de cozinha deve sofrer um aumento de cerca de 15% a partir do próximo mês de maio, de acordo com uma estimativa divulgada pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo na última sexta-feira (28). 

O principal motivo apontado para o aumento é a cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que será uniformizado em todo o Brasil a partir do próximo mês.

Com a unificação da alíquota, o preço do gás deve subir em 21 dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Somente em três estados, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, a previsão é de queda nos preços. O estado que deve sofrer o maior aumento é Mato Grosso, com uma alta prevista de 84,5%.

O valor médio do ICMS cobrado sobre o preço do gás de botijão no Brasil atualmente é de R$ 14,23. Com o novo sistema, espera-se que este valor suba para R$ 16,34. 

O aumento no preço do gás de cozinha deve impactar diretamente o orçamento das famílias brasileiras, que já sofrem com a alta nos preços de diversos produtos nos últimos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui