Farmácias de todo o Brasil podem realizar mais de 40 exames diagnósticos

0

A medida deve facilitar o acesso dos pacientes à saúde e reduzir custos

A partir da última terça-feira, 1º de agosto, às farmácias em todo o território nacional, estão autorizadas a oferecer um amplo leque de exames diagnósticos. Essa medida foi anunciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Antes restritas aos testes de Covid-19 e glicemia, essas instituições agora poderão realizar mais de 40 tipos de análises, incluindo colesterol, hepatite, vitamina D, HIV, dengue, além de exames de urina e fezes.

Para garantir a qualidade e a segurança dos procedimentos, as farmácias devem cumprir alguns requisitos estabelecidos pelas normas técnicas. É imprescindível disporem de sala própria para realizar os exames e contratem profissionais devidamente capacitados e habilitados para executar os procedimentos. Essa regulamentação visa garantir que os resultados sejam confiáveis que o cliente possa contar com um serviço de excelência, além de assegurar que as informações sensíveis de saúde sejam tratadas com total privacidade e sigilo.

Uma das principais vantagens dessa medida é o aumento expressivo do número de locais onde os exames podem ser realizados. A estimativa é que cerca de 10 mil estabelecimentos possam oferecer esses serviços em todo o país. Com a expansão da oferta, a expectativa é que o tempo de espera para a realização dos exames seja reduzido, proporcionando maior comodidade e agilidade para os clientes.

Outro benefício importante para o consumidor é a perspectiva de preços mais acessíveis para os exames. Ainda não há uma média estabelecida para os valores, mas, tendo como base o exemplo do teste de diabete, que já é oferecido pelas farmácias, estima-se que haja uma redução de pelo menos 15% nos custos em relação aos laboratórios convencionais. 

Apesar da praticidade e da rapidez proporcionadas pelas farmácias na realização dos exames, é fundamental ressaltar que os resultados devem ser interpretados por profissionais de saúde qualificados. As farmácias interessadas em oferecer os serviços de exames diagnósticos têm um prazo de seis meses para se adequarem às normas técnicas estabelecidas pela Anvisa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui