Gari capelinhense será homenageada com nome de rua no bairro Aparecida

0
gazeta dos vales
gazeta dos vales

A indicação da homenagem a Pedrelina Silva de Souza, a Preta, é da vereadora Maria Carlota e do vereador Gilmar Santos

Sabe a rua Uberlândia, no bairro Aparecida? Ela está prestes a mudar de nome, e por um motivo muito justo: a Câmara de Capelinha votará, nos próximos dias, a mudança da nomenclatura da via para Pedrelina Silva de Souza. Falando assim, talvez pouca gente se lembre, mas ela é a Preta, gari que por muitos anos atuou na limpeza das ruas de Capelinha.

Confira o trecho que consta do Projeto de Lei 089/2023, que acompanha a indicação da vereadora Maria Carlota e do vereador Gilmar Santos para esta homenagem tão merecida: “Pedrelina Silva de Souza mudou-se para Capelinha em 2001 com seu único filho. Trabalhou em restaurante, viveiro de mudas, colheita de café e em outras tantas atividades. Como mãe solteira, sempre cuidou para que não faltasse nada ao seu filho. Ela foi funcionária pública contratada como gari pela Prefeitura de Capelinha no período de 2015 a janeiro de 2021, e sempre zelou pelo bom trabalho prestado, pelo cumprimento do horário e pela realização de um serviço de qualidade. Durante os mais de 20 anos vividos em Capelinha, fez muitos amigos, e era conhecida por todos como uma mulher trabalhadora e honesta. Os últimos oito anos de sua vida foram vividos na rua Uberlândia, no bairro Aparecida, e foi nesse endereço que ela viveu os anos mais felizes da sua vida. Aliás, a vida de uma pessoa deixa legado para quem lhe conhece, e Pedrelina, que morreu aos 58 anos, deixou para todos um exemplo de vida e de luta”. 

O texto da indicação conta ainda que, segundo relatado por seu filho, o jornalista Hélio Souza, do Gazeta dos Vales, Preta solicitou rescisão do contrato com a Prefeitura de Capelinha na intenção de descansar e cuidar de sua chácara, na comunidade de Maracujá, lugar que amava estar. Porém, com 20 dias após sua exoneração, ela começou a dar sinais da doença que a levou à morte.

AGRADECIMENTO – O jornalista Hélio Souza fala, com emoção, da gratidão pelo reconhecimento à história de sua mãe, e agradece: “É de forma muito sincera que agradeço à vereadora Maria Carlota e ao vereador Gilmar Santos por proporem esse projeto, que deixará o nome da minha mãe eternizado na rua que ela mais amava em Capelinha. Agradeço também à Câmara Municipal”.

Hélio Souza, quando perguntado sobre as melhores lembranças que tem da mãe, se derrete em elogios: “A mulher mais forte, mais guerreira, humana e justa que conheci na vida. Talvez até mesmo pela sua simplicidade, ela às vezes não conseguia demonstrar amor de maneira efusiva, mas tinha um jeito especial de me amar, de me respeitar, de cuidar de mim. E é o exemplo dela de caráter e de honestidade que me fizeram o ser humano que sou hoje. Eu gostaria, é claro, de ainda tê-la comigo, mas me conforta a alma saber que o nome da minha mãe, que está registrado em minha vida e no meu coração, também será lembrado toda vez que alguém precisar fornecer um endereço na rua Pedrelina Silva de Souza. É pra você, mãe, com todo o meu amor”.

VOTAÇÃO – Após passar pelas comissões permanentes da Câmara, que o aprovaram por unanimidade, o projeto de lei que muda o nome da rua Uberlândia, no bairro Aparecida, para Pedrelina Silva de Souza, será colocado em votação nos próximos dias na Câmara de Capelinha. 

Pedrelina Silva de Souza, a Preta, sopra velinhas na festa surpresa feita por seu filho Hélio Souza 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui