Aperam BioEnergia completa 47 anos no Vale do Jequitinhonha

0

A empresa investe em tecnologia genética para produção do carvão vegetal

Fundada em 07 de junho de 1974, a Aperam BioEnergia tem seu negócio focado na produção e comercialização de carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir das florestas renováveis de eucalipto na região. O carvão vegetal, produzido no Vale do Jequitinhonha, abastece os altos-fornos da usina siderúrgica Aperam South América, em Timóteo.

Quando o assunto é biotecnologia, clonagem de espécies de eucalipto e produção de carvão vegetal, a empresa vem transformando a região do Vale do Jequitinhonha em uma referência mundial, uma vez que as soluções desenvolvidas são utilizadas não só no Brasil, mas também em outros países. Atualmente, a Aperam BioEnergia tem capacidade de produzir aproximadamente 450 mil toneladas de carvão vegetal e 30 milhões de mudas de eucalipto por ano.

Para Edimar Cardoso, diretor de operações da Aperam BioEnergia, a trajetória da empresa reflete o trabalho incansável de pesquisa, inovação e tecnologias. “Apesar dos grandes desafios que enfrentamos ao longo desses anos, soubemos nos reinventar e isso mostra que estamos ainda mais fortes, investindo em novos produtos e soluções, cuidando do nosso maior bem, que são os nossos empregados. No ano passado, ganhamos o primeiro lugar da categoria Agronegócio do prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar. Essa premiação confirmou o nosso compromisso com a valorização e satisfação dos empregados,”, ressalta Cardoso.

Valorização dos empregados

Presente nos municípios de Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, a Aperam BioEnergia está alinhada com o compromisso de promover o desenvolvimento socioeconômico, gerando cerca de 1000 empregos diretos e mais de 2000 indiretos. Um dos pilares da empresa é ter uma cultura de valorização dos empregados, sempre investindo e cuidando das pessoas, principalmente através dos benefícios e programas de desenvolvimento.

Com uma equipe plural e diversa, a empresa possui o programa Inclusão com Diversidade, onde promove ações que fortalecem a cultura do respeito à igualdade entre gêneros, valorização de raças e gerações.

Relacionamento com a comunidade

Através da Fundação Aperam Acesita, a Aperam BioEnergia realiza também diversas ações de Desenvolvimento Social, como o Edital de Projetos, Programas de Capacitação Profissional e apoio à cultura local. 

O projeto Aperam Bem Maior surgiu em Março de 2020 com o objetivo de minimizar os impactos sociais nas comunidades do Vale do Jequitinhonha, no período da pandemia. Durante esse tempo, a empresa já realizou doações de mais de 20 mil máscaras a diversas instituições da região e enviou ainda aproximadamente 4 mil unidades de materiais de higiene e prevenção, junto com testes rápidos de Covid-19 às Prefeituras Municipais e Secretarias de Saúde.

Em 2021, foi destinado o repasse de R$1,2 milhões para a aquisição de 10 leitos UTI para tratamento da Covid-19 e outras enfermidades, a unidades de saúde de cinco municípios inseridos em sua área de atuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui