Fim de semana deve ser de muita chuva em Capelinha e região, segundo Inmet

0

A sexta (4/2) chegou, e o fim de semana com aquela folga merecida está logo ali. Mas para quem planejava curtir um solzão, talvez tenha que mudar os planos. A previsão não só é de pancadas de chuvas, como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acaba de publicar um alerta para mais de 750 cidades mineiras com o risco de chuvas intensas e ventos de 100 km/h.

“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o alerta do Inmet, válido até às 11h de amanhã. Ao todo, estão sob “perigo”, conforme classificação do Inmet, 765 dos 853 municípios mineiros, incluindo BH (veja a lista completa de cidades aqui).

“Se esse fds for de chuva aqui em BH eu vou ficar quietinha só no filme e pipoca”, diz um internauta nas redes sociais, sem saber do alerta emitido pelo Inmet, que prevê o risco até de vento considerado de tempestade (classificação da Escala Beaufort para ventos de 100 km/h).

“O fim de semaan será de pancadas de chuvas a qualquer momento em todo o estado e com possibilidade de se estender para o início da próxima semana”, reforça Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, por volta das 17h dessa quinta-feira (3/2), as regiões Norte e Nordeste da capital mineira já tinham ultrapassado os 50% do volume de chuvas previsto para o mês de fevereiro.

Além disso, as regiões Centro-Sul e Leste também já concentram mais de 40% da quantidade de chuva esperada para o mês.

Risco de desabamento

Devido ao grande volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas, o órgão municipal emitiu alerta de risco geológico forte para a região Norte. A área teve registro maior ou igual a 70 milímetros de acúmulo de chuva no período de três dias.

E o clima?

Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, este período de chuva na região está dentro das condições típicas de verão para esta época do ano. Nesta sexta-feira (4/2), a máxima prevista é de 28ºC, com céu parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.

Fim de semana com chuva

No final de semana, o tempo permanece com temperaturas entre 17º e 28º, céu nublado e com possibilidade de chuvas a qualquer momento hora do dia, em todo o estado.

Fonte: Estado de Minas/Inmet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui