“Sem transporte aéreo, minha neta teria morrido”, afirma avô de criança de 2 meses

0

Ester faz parte de uma das vidas salvas graças a liberação pela ANAC do Aeroporto Regional de Capelinha para pousos e decolagens

Uma criança entre a vida e a morte, respirando com a ajuda de aparelhos e precisando de transferência urgente para um centro de saúde de alta complexidade. Pai, mãe, avô e outros familiares todos apreensivos, correndo contra o tempo, para tentar garantir que nas próximas horas, aquela princesa, indefesa, tenha o atendimento necessário que lhe salve a vida.


O cenário descrito acima poderia ser de muitas famílias, mas neste caso, é da pequena Ester de Eleotério, filha de Natany e Cleiton e tem como avô Zaqueu Mendes, todos moradores da vizinha cidade de Angelândia.


Ester nasceu no dia 31 de março deste ano, mas alguns dias após seu nascimento começou a apresentar sintomas gripais e teve que ser internada na Fundação Hospitalar de Capelinha. Mesmo com todo o trabalho da equipe do hospital, a gripe se agravou e Ester teve infecção no sangue e apresentou um quadro de bronquilite, sendo necessário ser transferida para uma CTI Neonatal.


Sem condições de ser transferida por meio de transporte terrestre, já que além do quadro grave, a criança tinha apenas 17 dias de nascimento, familiares, com a ajuda da Fundação, acionaram a Polícia Militar, que disponibilizou um avião para transportá-la até a capital mineira, Belo Horizonte.
A viagem rápida, de apenas 47 minutos, foi o suficiente para que ela chegasse até o Hospital Infantil João Paulo II. Hoje, após todo esse sufoco, Ester está curada e em casa já faz a alegria de seus pais.


Para o Vereador de Angelândia e avô da pequena Ester, Zaqueu Mendes, sem o transporte aéreo, sua neta não tinha sobrevivido. “A não ser por um milagre divino, se não tivéssemos tido o transporte aéreo, somente um milagre salvaria minha neta”, afirma ele.


História como a de Ester, vem sendo registrada desde janeiro deste ano, quando a Agência Nacional de Aviação Civil, concedeu liberação para que o Aeroporto Regional Doutor Juscelino José Ribeiro de Capelinha pudesse realizar pousos e decolagens, inclusive em período noturno. A partir de então, muitas vidas vem sendo salvas, através do transporte aéreo.

Veja o vídeo:


A conquista foi possível por meio de esforços da Prefeitura de Capelinha, que, desde 2017 vem trabalhando para agilizar a liberação para pousos e decolagens. O município ainda trabalha pela homologação definitiva do aeroporto. Segundo o município, com a liberação feita pela ANAC, já tem sido feitos contatos com empresas aéreas que se interessem em voos comerciais..


HISTÓRIAS DE VIDA


Assim como Ester, um jovem que sofreu acidente de moto foi levado a Belo Horizonte no helicóptero do SAMU. Teve também o caso de uma senhora com o rosto queimado, de um jovem com trauma na coluna e, mais recentemente, um paciente de Turmalina com Covid-19 e uma criança recém-nascida transferida à noite. Há ainda o caso de gêmeos prematuros tiveram a chance de continuar vivendo.

CONTATO DO AEROPORTO DE CAPELINHA: (33) 9 9837-8892 (telefone e WhatsApp). Contato do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito: (33) 9 9 9831-6730 (telefone e WhatsApp). Contato da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito: (33) 3516-1821 (fixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui