Capelinha zera mortalidade materna e se torna exemplo nacional

0
noticias de capelinha
noticias de capelinha

No Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna, 28 de maio, a cidade de Capelinha, teve o orgulho de anunciar um feito extraordinário: o município atingiu um índice zero na taxa de mortalidade materna.

Segundo os dados atualizados, no ano de 2022, as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município ofereceram um total de 7.716 atendimentos a gestantes e puérperas. Além disso, no Centro Estadual de Atenção Especializada Micro Capelinha (CEAE), que também presta serviços para cidades da região, foram realizados 7.548 atendimentos a gestantes de alto risco. Já na maternidade da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, foram registrados 522 partos.

Durante os anos de 2020 e 2021, o país registrou um aumento de 94% nas mortes relacionadas a complicações no parto, gravidez e puerpério em relação aos nascidos vivos.

O sucesso alcançado por Capelinha é resultado de um trabalho conjunto e integrado entre diversas instituições. Os profissionais da Vigilância em Saúde, do CEAE (antigo Viva Vida), da Atenção Primária e da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo desempenham um papel fundamental na promoção da saúde materna e na prevenção de complicações durante a gravidez e o parto.

Além disso, o município conta com o apoio do Comitê de Vigilância do Óbito Materno e Infantil, que reúne representantes de vários órgãos e desempenha um papel essencial na análise e prevenção dessas fatalidades.

Enquanto o Brasil lida com um aumento alarmante na mortalidade materna, Capelinha se destaca como um exemplo de sucesso no cuidado com as gestantes e puérperas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui