IFNMG disponibilizou 390 vagas para curso gratuito de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

0

Aulas serão ministradas em Janaúba, Porteirinha, Montes Claros, Pirapora e Teófilo Otoni. Os alunos que frequentarem as aulas receberão R$ 270 por mês para ajudar com transporte e alimentação.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está 390 vagas disponíveis para o curso presencial gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. As aulas serão ministradas em Janaúba, Porteirinha, Montes Claros, Pirapora e Teófilo Otoni. Os alunos que frequentarem as aulas receberão R$ 270 por mês para ajudar com transporte e alimentação.

Segundo o IFNMG, as inscrições também são gratuitas e podem ser realizadas por meio de pré-matrícula a partir desta segunda-feira (5) pela internet. O prazo segue até o dia 18 de junho. Além dos dados solicitados no formulário é preciso anexar documento de identificação com foto, CPF, histórico escolar ou atestado/ declaração de conclusão do ensino fundamental I e comprovante de endereço, tudo isso em um único arquivo no formato PDF.

“O objetivo do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis consiste em formar profissionais para dimensionar, supervisionar, especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente”, destacou o IFNMG.

Para participar do curso é preciso ter ensino fundamental completo e ser maior de 18 anos. Cada um dos campi ofertará 80 vagas, com exceção do de Pirapora, que terá 70. Os classificados que não fizerem as matrículas até 28 de junho, serão considerados desistentes.

“No que se refere ao processo seletivo, caso o número de pré-matrículas seja maior que o número de vagas, a seleção ocorrerá por sorteio a ser realizado de forma on-line no dia 20/06/2023 às 15h, com transmissão ao vivo pelo perfil oficial do IFNMG no YouTube. O vídeo ficará disponível para ser acessado a qualquer momento pelos candidatos. ”

Conforme o IFNMG, o curso é noturno e tem carga horária de 200 horas, que deverão ser cumpridas em três meses – de julho a setembro.

“Haverá aulas expositivas/dialogadas, exercícios de fixação, além das aulas práticas em laboratório. O processo de avaliação será contínuo e será considerada a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas”, detalhou o IFNMG.

O curso será ofertado no período noturno, de segunda a sexta-feira, entre julho e setembro de 2023. Com o objetivo de realizar algumas atividades práticas, o docente poderá agendar algumas aulas no período diurno.

As disciplinas são: eletricidade básica aplicada a sistemas fotovoltaicos; fundamentos de energia solar fotovoltaica; tecnologia fotovoltaica: módulos, arranjos, célula; sistemas fotovoltaicos: isolados, conectados à rede, híbridos, bombeamento de água; medidas de segurança do trabalho aplicadas ao setor fotovoltaico; montagem de sistemas fotovoltaicos; e estudo de viabilidade de negócio.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui