Araçuaí e Itinga receberão royalties da Sigma para investimentos sociais

0
noticias de araçuaí
noticias de araçuaí

A informação foi divulgada na última quarta-feira, 5 de julho, pela mineradora Sigma

Araçuaí e Itinga, cidades do Vale do Jequitinhonha, um investimento de mais de R$ 1 bilhão nos próximos 13 anos. A informação foi divulgada na última quarta-feira, 5 de julho, pela mineradora Sigma, durante o lançamento do Instituto Lítio Verde.

Segundo a lei, a Sigma é obrigada a pagar uma compensação financeira, chamada CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), que corresponde a 2% dos royalties anuais da empresa. Essa quantia é recolhida pelo Governo Federal e, em seguida, distribuída para os estados e municípios onde ocorre a mineração.

Durante o evento de lançamento do Instituto Lítio Verde, a CEO da Sigma, Ana Cabral Gardner, anunciou as primeiras ações que serão realizadas com esses recursos. Em um primeiro momento, a escola de Poço Dantas, que fica em Itinga, passará por uma reforma e terá um programa de educação em tempo integral. 

Além disso, o Hospital de Araçuaí também será beneficiado. Ele se tornará parceiro do Instituto Lítio Verde e receberá suprimentos essenciais para oferecer um atendimento ainda melhor à população. 

O lançamento do Instituto Lítio Verde reuniu mais de 500 pessoas, onde a maioria delas foram beneficiadas pelo Programa Dona de Mim, promovido pela mineradora em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil. Esse programa oferece microcrédito no valor de R$ 2 mil para mulheres empreendedoras de Itinga e Araçuaí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui