Cidades de Minas Gerais paralisam nesta quarta-feira (30) em prol da aprovação de PEC do FPM

0
sem fpm não da
sem fpm não da

Prefeitos de Aricanduva, Gouveia e Itamarandiba lideram o movimento

As cidades de Minas Gerais irão paralisar nesta quarta-feira, 30 de agosto, para pressionar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que prevê um adicional de 1,5% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de março de cada ano.

Até o momento da publicação desta matéria, as cidades de Aricanduva, Capelinha, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Turmalina, Veredinha, Jenipapo de Minas, Berilo e Carbonita também confirmaram a participação na paralisação. O prefeito e presidente do Consórcio dos Municípios CIM-Jequitinhonha, Toninho, lidera juntamente com os prefeitos Valdeir Coimbra, Luiz Fernando e outras autoridades, este movimento.

“Nos não aceitamos mais, nós já nos reunimos com os vereadores e precisamos urgente de injeção na veia.” afirmou Valdeir Coimbra.

Veja abaixo parte da nota que aparece no final do vídeo publicado pela Prefeitura de Aricanduva:

“Essas autoridades lideram o movimento no Vale do Jequitinhonha, juntamente com diversos grupos de gestores de consórcio de municípios de Minas Gerais e de todo Brasil. Eles decidiram paralisar as atividades, mantendo apenas as essenciais e urgentes, em protesto pela redução das receitas do FPM. Sem esses recursos essenciais, os gestores estão começando a sentir reflexos negativos em suas administrações, recorrendo a cortes em áreas vitais, como saúde e serviços essenciais, além do adiantamento de compromissos, risco de atrasos no pagamento e possíveis demissões em massa.” 

Segundo informações do site Brasil 61, em 2 de junho de 2023, a PEC 25/2022 está atualmente estagnada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui