SAÚDE: Turmalina registra aumento nos casos de sífilis em 2023 

0
noticias de turmalina
noticias de turmalina

População é alertada para a importância do uso de preservativos

A Secretaria Municipal de Saúde de Turmalina, através da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Luciana Barral Santiago, divulgou na última sexta-feira, 15 de dezembro, o Boletim Epidemiológico da Sífilis de 2023. Os dados apontam para um aumento no número de casos da doença no município em relação aos anos anteriores.

Durante todo o ano de 2023, foram registrados 16 casos de sífilis, sendo 56,25% do sexo masculino e 43,75% do sexo feminino. Desse total, 81,25% concluíram o tratamento, 12,5% estão com o tratamento em andamento e 6,25% não realizaram tratamento.

Além disso, foram registrados 4 casos de sífilis em gestantes, sendo 2 casos em gestação no primeiro trimestre, 1 caso em gestação no segundo trimestre e 1 caso em gestação no terceiro trimestre. Em relação às sífilis nas gestantes, foi registrado 100% de tratamento concluído dos parceiros.

O QUE É A SÍFILIS – A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada por uma bactéria. A transmissão ocorre através do sexo vaginal, anal e oral, quando não se faz uso de preservativos, ou seja, contato sexual desprotegido. Essa doença também pode ser transmitida de uma mãe contaminada para o filho durante a gestação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Turmalina alerta a população para a importância do uso de preservativos para prevenir a sífilis e outras ISTs. A população também pode procurar os postos de saúde do município para fazer o teste rápido para sífilis. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui