Intercâmbio entre produtores de Minas Novas e Itamarandiba

0

Por Walisson Oliveira – Jornalista

Para estabelecer conexões entre produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), técnicos e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba, foi promovida uma excursão com visitas à Cooperativa Agropecuária de Coluna (Coopercoluna), a uma propriedade assistida em Coluna e também à sede do sindicato. Cerca de 30 produtores de Minas Novas foram recepcionados na propriedade Cantinho do Céu. Durante a visita, os produtores conheceram o trabalho de ATeG, que possibilitou um salto na produção de 20 para 250 litros de leite.

“Viramos uma propriedade modelo graças ao ATeG. Aproveitamos ao máximo os cursos que o Sistema FAEMG/SENAR/INAES oferece e tentamos repassar ao pessoal tudo o que já aprendemos. Com esse intercâmbio, foi possível compartilhar a nossa história e também ouvir outros produtores, cada um com a sua realidade”, contou a produtora Orestalina Ferreira Lopes, que ressaltou também a importância do apoio da entidade de classe durante o processo de estrutura do Cantinho do Céu. “O sindicato viabilizou para a gente um engenheiro florestal. Antes, tirávamos no ano duas carretas de silo. Hoje, são 20 carretas”, comemorou.

Depois dessa visita, o grupo foi para a Coopercoluna e para o Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba. “Apresentamos a nossa filosofia e mostramos que o ATeG é importante, mas não funciona sem a disciplina do produtor. O corpo técnico é muito capacitado e queremos estimular a flexibilidade dos nossos produtores para que eles possam se reinventar e o nosso agronegócio evoluir”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, Valdivino Gandra.

Também houve palestras sobre silagem de milho, gestão e sobre índices zootécnicos de propriedades. “Foi um dia de campo com muita troca de experiências. Foi muito bom vivenciar e aprender mais da realidade do produtor de leite nos dias atuais”, afirmou o produtor Willian Israel.

“O nosso intercâmbio foi importante para conhecermos casos de sucesso e aprendi coisas diferentes. Estou muito feliz com o atendimento na minha propriedade, a assistência me ajuda a tomar decisões”, disse o produtor Elivano Ferreira Silva. 

“Essas ações são importantes principalmente para os produtores conhecerem realidades próximas que estão dando certo. Parabenizo os técnicos pela iniciativa. Com certeza, os produtores colherão frutos”, enfatizou o analista técnico regional, Cleberty Ferreira.

Fonte: FAEMG/SENAR. Foto: Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui