A Secretaria municipal de Saúde de Capelinha confirmou hoje mais dois casos de coronavirus em Capelinha. Até ontem à noite, eram 147 casos. Com a confirmação de hoje, o número subiu para 149.

“Esse aumento significativo de casos está relacionado a flexibilização, aliado ao relaxamento tanto da população, bem como de comércios que muitas vezes deixaram de adotar as medidas necessárias de prevenção e distanciamento social”, explica Célia Peçanha, Secretária de Saúde.

Surto no Presídio

De acordo com informações da Secretária Municipal de Saúde, após investigação foi confirmado 65 casos de covid-19 no presídio de Capelinha. Desses, 8 casos já constam no boletim epidemiológico e os outros 57 serão inclusos até o final da semana, totalizando 65 casos. Segundo a secretária, 149 testes foram aplicados nos internos e nos funcionários da unidade prisional.

“Estamos tomando todas as providências necessárias para cuidar desses casos. Os pacientes estão todos assintomáticos e não há motivos para pânico. A equipe está providenciando a transferência dos internos. As famílias podem ficar tranquilas pois estão sendo tomadas todas as providências necessárias’, enfatiza.

Multa e até cassação de alvará

Um decreto municipal foi editado e irá punir cidadãos e comerciantes que descumprirem alguma medida de prevenção e distanciamento social. Para quem não estiver usando máscaras, a multa será de um salário mínimo.

“Chegou a hora de pisar no freio e apertar o cinto. Quem não cumprir vai ser multado. Precisamos da colaboração de todos para que possamos reduzir o número de casos nos próximos dias”.

Fake News

A Secretária Municipal de Saúde também desmentiu uma informação sobre a compra de testes rápidos para a Covid-19. “Desde o início da Pandemia até o momento, foram aplicados mais de 600 testes rápidos e outros 150 testes PCPR. Essa licitação trata-se apenas do serviço de coleta do exame. A população pode ficar tranquila que nunca faltará testes para a população”, esclarece ela.  

Ocupação de leitos na UTI

Nos leitos de UTI, em Capelinha, a Secretária confirmou dois casos em estados graves e um caso em estado estável.

Em Capelinha, há 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos.

Número de plantão

Foi disponibilizado um telefone de plantão para que a população possa tirar dúvidas e orientar as pessoas sobre a COVID-19. O número é 9 9151-0566 e funcionará 24 horas por dia.

Plantão de denúncias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui