Com capacidade de vacinar até mil pessoas por dia, Capelinha tem postos fechados no feriado por falta de doses

0

De acordo com Secretária de Saúde, disposição para aplicar não falta: “Todo mundo tá com muita vontade de trabalhar, e o pessoal da saúde não ia importar de trabalhar sábado, domingo e feriado se tivesse vacina”. 

A Prefeitura de Capelinha divulgou no boletim epidemiológico da última quinta-feira (1), a quantidade de vacinas aplicadas no munícipio. No total, 3.145 pessoas já receberam a primeira dose e 958 a segunda. Com postos de saúde fechados nesta sexta-feira (2), feriado da semana santa e no final de semana de páscoa, por escassez do imunizante, cidade tem capacidade de vacinar até mil pessoas por dia, de acordo com Secretaria de Saúde.  

De acordo com a secretaria, só nessa semana foram 1076 vacinados na primeira dose e 30 vacinados na segunda. O número total de pessoas que receberam a primeira aplicação representa 9,03% da população, considerando o censo do IBGE.  

Segundo a Secretária de Saúde do município, Célia Peçanha, Capelinha poderia ter mais pessoas imunizadas se dependesse do trabalho da equipe de saúde do município. “Todo mundo tá com muita vontade de aplicar as vacinas, e o pessoal da saúde não ia importar de trabalhar sábado, domingo e feriado se tivesse as doses. Se tivesse era um sonho, a gente aplica quando tem vacina, a quantidade ainda é pouca, o que mandam dá para vacinar em um dia”, disse secretária. 

A ocupação dos leitos em Capelinha continua alta, com 100% na UTI e 20% na enfermaria. Ainda na última quinta-feira, foi registrado o décimo sétimo óbito do município. Trata-se de uma mulher, de 74 anos, que residia no bairro Vista Alegre e estava internada no CTI do Hospital São Vicente de Paulo, em Turmalina (MG), e teve o diagnóstico positivo para a Covid-19 confirmado através de exame laboratorial. 

Vacinação de idosos acamados 

Ainda de acordo com Secretaria de Saúde, na segunda-feira e na terça-feira, ocorrerá a vacinação de idosos acamados na faixa etária a partir de 65 anos e todos serão imunizados em seus domicílios.  

“Assim que o Ministério da Saúde enviar a nova remessa de vacinas será iniciada a imunização em idosos não acamados na faixa etária de 65 a 69 anos. Como ocorre desde o início da vacinação contra o Coronavírus, será feita ampla divulgação, não vá ao posto sem agendamento prévio, evite aglomerações”, informou Secretaria de Saúde.  

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Capelinha  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui