Prefeitura de Setubinha comemora avanços na saúde do município

0

Melhorias vão desde implantação de plantões médicos presenciais, até realização de exames de ecocardiograma e ultrassonografia.

A Prefeitura Municipal de Setubinha divulgou, nesta semana, a implementação de grandes avanços na saúde do município. Dentre essas melhorias, está a adequação dos plantões médicos para o regime presencial, além da realização de exames de ecocardiograma e ultrassonografia.

De acordo com a prefeitura, antes da inovação na área médica, os plantões eram realizados sobreaviso, ficando o médico à disposição da instituição de saúde em que trabalha, na modalidade não-presencial, devendo estar na instituição rapidamente assim que fosse solicitado.


“Na atual gestão, o modelo utilizado consiste na permanência do médico plantonista na unidade de saúde durante todo o período preestabelecido, visando a melhoria na qualidade e rapidez nos atendimentos em saúde. Porém, é válido lembrar, que nos termos do artigo 8° da Lei n°3.999/61, que é a legislação trabalhista específica dos médicos, para cada 90 minutos de trabalho, o médico tem direito à fruição de 10 minutos de intervalo”, informou a prefeitura.

Na parte de exames, Setubinha também está na frente de outras localidades e vem buscando reduzir ao máximo a locomoção dos munícipes até outras cidades para realizar os procedimentos. “A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Projeto PROVAR, está realizando exames de ecocardiograma na UBS Nacip Mahmud Láuar mensalmente. O projeto conta com uma equipe devidamente capacitada e já realizou 16 exames desde fevereiro e irá ampliar esse quantitativo nos próximos meses”, ressaltou nota da prefeitura.

Além dos exames de ecocardiograma, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar para a população setubinhense a realização de ultrassonografias transvaginais, obstétricas e do tipo abdominal total (incluso vias urinárias), e também a contratação de um médico responsável por tais exames.

Para o prefeito Valdete Alecrim, as melhorias no setor estão chegando para maior comodidade à população, evitando deslocamento dos cidadãos até outras cidades. “Apesar das dificuldades, seguimos em busca de uma saúde cada vez mais eficiente e que atenda todos os setubinhenses da melhor maneira possível”, finalizou o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui