Representantes de comunidades cobram, em Tribuna Livre, uma solução para estradas precárias

0

A situação precária das estradas rurais e sua manutenção, foi tema de Tribuna Livre ocorrida nesta segunda-feira, 28 de março, no plenário da Câmara Municipal de Capelinha.
O tema abordado foi proposto em um requerimento assinado pelos Vereadores Iadson Macos, Gilmar Santos e pela vereadora Maria Carlota.
Com a presença do Secretário de Transporte, Rogério Coelho e o Secretário de Obras, Wilson Gomes, a reunião registrou o comparecimento de todos os vereadores, além de mais de 10 representantes de comunidades rurais.


Durante o encontro, o Secretário Municipal de Obras, Wilson Gomes, falou sobre a quantidade de comunidade já atendidas com o patrolamento, além de elencar a relação de “regiões” que serão atendidas nos próximos dias, uma vez que o Secretário informou que não conhece todas as comunidades rurais do Município e não conseguiu citar os nomes das comunidades que receberão o serviço prioritariamente, apenas que a região da Prata, Fanado, Chapadinha e Grota Grande, serão contempladas, e que esse serviço deve contemplar melhorias nós terreirões e outras melhorias assim como aconteceu no ano passado, nas outras comunidades atendidas e que após “fechar o cerco”, que a metodologia de trabalho deverá ser mudada. Do total de 72 comunidades, o Secretário de Obras afirmou que entre janeiro de 2021 até agora, 57 comunidades já foram atendidas com o patrolamento e reconhece que muitas delas já precisam novamente de atendimento.


Já o Secretário de Transporte e Trânsito, Rogério Coelho, explanou sobre o processo de manutenção das máquinas e as dificuldades que diz ter encontrado para conseguir algumas peças.
Conforme apresentado em reunião, das cinco patrols de propriedade do município, apenas três estão em funcionamento. As demais se encontram em manutenção, segundo informado, o secretário não conseguiu responder qual foi o valor gasto em 2021 com manutenção do maquinário, chegou a demonstrar quantitativo de horas de cada máquina que em média trabalharam 112 dias no ano, cada uma, sendo que a que mais trabalhou fez 1.306 horas, e a mais nova, recém adquirida foram 212 horas.


Representantes pedem solução
Com a abertura da Tribuna Livre para a participação de representantes das comunidades, o uso da fala pelos produtores rurais foi para pedir maior agilidade no atendimento às comunidades, já que a situação das vias tem comprometido inclusive a segurança dos veículos de transporte escolar.
Vicente Pinheiro, que é presidente do CMDRS e morador da Comunidade dos Soares, cobrou do município para que tome providências para garantir a manutenção anual de todas a estradas rurais do município.
“Nossos filhos estão correndo risco de vida e há muitas famílias isoladas, tudo isso devido a situação crítica em que se encontra a estradas da nossa comunidade”, disse Emanuela Rodrigues, da comunidade de Poço Dantas.
Com a duração da reunião de quase 5h, a plenária foi avaliada pelo Presidente da casa como importante. “Tanto os vereadores, como os representantes das comunidades tiveram a oportunidade de realizar cobranças aos responsáveis e apontar falhas que prejudicam ou atrasam o processo de manutenção das vias, esperamos que o projeto idealizado em parceria com a Câmara, através de economias, receba atenção por parte do Executivo e que abasteça os tratores das Associações Rurais que possuem lâminas para que consigam amenizar os transtornos”, afirmou Gilmar Santos, presidente da casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui