Estudantes da rede estadual podem se inscrever até 5/5 no Programa Jovem Senador 2023

0

Seleção será realizada por meio de concurso de redação que terá como tema saúde mental nas escolas públicas

ícone de compartilhamento

Estudantes do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de Minas Gerais podem se inscrever no Programa Jovem Senador 2023, até 5/5. As inscrições devem ser feitas neste endereço.  A seleção dos estudantes será realizada por meio de concurso de redação, que terá como tema “Saúde mental nas escolas públicas”.

SEE-MG / Divulgação

O concurso irá selecionar 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passar uma semana em Brasília, conhecendo e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado.

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentar escolas públicas da rede estadual de ensino; ter, no máximo, 19 anos completados até 31/12/2023; e ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25/8 de agosto, em Brasília.

A prova de redação será aplicada em sala de aula. O regulamento e material para  participar no concurso, a ficha de Inscrição e a folha de redação estão disponíveis neste link.

Para concorrer à vaga, os alunos irão passar por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que acontecerão nos dias 31/5 e 12/6, respectivamente.

Etapas da seleção

Na etapa estadual, a escola vai escolher a melhor redação e depois a Secretaria de Estado de Educação de cada federação definirá as três melhores, sem promover nenhuma classificação. A partir daí, o Senado selecionará o melhor texto de cada estado. O autor ou autora da redação escolhida se tornará um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal. 

Durante a experiência da visita ao Senado, os estudantes poderão simular o processo legislativo e até apresentar sugestões de projetos. Para mais informações  e esclarecimento de dúvidas, acesse este link.

Fonte: Agência Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui