ESPORTE: Encontro de Gerações: Veteranas do Futebol de Capelinha se reúnem com Time Feminino do Independente

0
noticias de capelinha
noticias de capelinha

A ex-craque de bola Wanderléia, que por anos jogou com a camisa 5 da Seleção Capelinhense nos anos 1980, veio de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) visitar as “veteranas”, mulheres capelinhenses que jogavam futebol de campo em tempos passados e que costumam interagir através de um grupo de WhatsApp. Nesse grupo, tem ex-jogadoras que atuaram em Capelinha e moram em diversas partes do Brasil.

Elas então marcaram um bate-papo com a equipe feminina de futebol do Independente Esporte Clube, que tem como técnico Vinícius. As meninas do Indé acabaram de vencer, em Minas Novas, o Campeonato de Férias, após aplicarem uma goleada de 7 x 0 no time Mineirinhas.

O encontro ocorreu na Arena Premier, e contou com Magela da Farmácia, ex-presidente e também por vezes  treinador de futebol feminino capelinhense, que levou a família. Foi um momento de troca de experiências e valorização do esporte: as veteranas contaram sobre vivências individuais e coletivas, disseram como era naquela época, e falaram sobre as dificuldades e glórias de décadas atrás, quando o futebol feminino já sofria muitos preconceitos.

Vale ressaltar que, entre as partidas das veteranas, há duelos contra o Cruzeiro, e também o América de Governador Valadares, ambos disputantes do Campeonato Mineiro à época, e que conseguiram fazer apenas um gol cada nas “meninas de Capelinha” do futebol de campo de outros tempos. E, na região, o único placar negativo das capelinhenses foi em Minas Novas, na verdade tratou-se de uma eventualidade, pois, segundo elas contam “tava todo mundo benzido, a bola não entrava e a gente chutava o ar. Perdemos de 2 a 0”. Já todos os demais jogos foram com vitórias da Seleção Capelinhense da década de 1980.

Wanderléia, a craque da Seleção de Capelinha que motivou o encontro, é filha da Conceição que trabalhava no Bradesco, e ela estudava na Escola Estadual Professor Antônio Lago. Já as meninas do time feminino do Indé treinam na quadra da escola Antônio Lago e, segundo o técnico Vinícius, está sendo buscada parceria para que elas passem a treinar também na quadra da Praça de Esportes.

Você lembra? Entre os nomes das veteranas que jogavam futebol em Capelinha na década de 1980 estão: Cula Sampaio, Marta Sampaio, Lana da Contabilidade, as gêmeas Marli e Marlene, Graça da IBR, Dete diretora da Escola Domingos Pimenta, Branca e sua irmã Cida (Preta)  que reside em Rondônia, Geralda da ACIAC, Dusanjinha Lauar da Liderança, Sádia Gandra, que mora no Amapá, e Eliane que mora em BH. Elas enviaram a seguinte mensagem à reportagem do Portal Gazeta dos Vales: “Mantendo uma amizade forte, buscamos as demais atletas veteranas para se juntarem ao grupo, com projetos para o futuro. Afinal uma nova fase começa a cada amanhecer”. 

Quer participar do grupo das veteranas do futebol de campo de Capelinha? Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IUNJi05UoIQKdq1xfWv7JY  

Veja fotos do Encontro de Gerações, das Veteranas do Futebol Capelinhense com o atual Time Feminino do Independente Esporte Clube (IEC), e fotos de quando as Veteranas atuavam em Capelinha e na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui