Segunda parcela do IPVA 2023 vence a partir desta quinta (13) em MG; veja escala completa

0

Atrasos geram multa de 0,3% ao dia até o 30º dia e de 20% após esse período, além de juros.

A escala de vencimentos da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 em Minas Gerais começa na próxima quinta-feira (13), para placas com final 1 e 2, e vai até o dia 19 de abril, para placas com final 9 e 0.

Veja a tabela completa:

Escala de vencimentos IPVA 2023 em MG

Finais de placa  2ª parcela           3ª parcela

1 e 2      13 de abril           15 de maio

3 e 4      14 de abril           16 de maio

5 e 6      17 de abril           17 de maio

7 e 8      18 de abril            18 de maio

9 e 0      19 de abril            19 de maio

Neste ano, o pagamento pode ser feito por meio de PIX. Para isso, é necessário entrar no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), buscar a seção IPVA e escolher a opção “Emissão da Guia do IPVA”. Depois, é preciso acessar o QR Code gerado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

O pagamento também pode ser efetuado nos terminais de autoatendimento ou caixas dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Caixa Econômica Federal) – basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Correntistas ainda podem usar o sistema online dos bancos.

Além disso, é possível pagar o IPVA nas casas lotéricas. Nesse caso, é necessário levar o DAE.

Quem não pagou a primeira parcela ou o imposto de anos anteriores pode regularizar a situação pelos mesmos meios. Atrasos geram multa de 0,3% ao dia até o 30º dia e de 20% após esse período, além de juros (taxa Selic acumulada do mês posterior ao vencimento até o mês do pagamento). A inadimplência ainda impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Arrecadação

Até o dia 31 de março, o pagamento do IPVA 2023 gerou arrecadação de R$ 5,1 bilhões, o que representa 49,5% da receita total esperada com o tributo, de R$ 10,3 bilhões.

Do total arrecadado com o IPVA, 40% são destinados aos municípios de emplacamento dos veículos; 40%, ao Tesouro Estadual; e 20%, ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui