EDUCAÇÃO: Governo Federal anuncia Campus Quilombo em Minas Novas

0
noticias de minas novas
noticias de minas novas

Comunicado contou com a presença do prefeito Aécio Guedes

Esta quinta-feira, 08 de fevereiro de 2024, é um dia histórico para os povos e comunidades tradicionais de Minas Gerais e para a educação construída com a participação efetiva dos sujeitos de direito de políticas públicas. O governo federal anunciou a implantação de um novo campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha: O Campus Quilombo!

A nova unidade nasce com uma proposta educativa inovadora que considera, respeita e potencializa os saberes tradicionais, as práticas produtivas ambientalmente sustentáveis e os direitos territoriais, sociais, culturais e educacionais dos povos e comunidades tradicionais, em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

A proposta vem sendo construída desde o início de 2023, de forma coletiva entre servidores do Instituto, comunidades quilombolas, grupos de estudo, universidades, organizações, movimentos sociais, sindicatos e Câmara e Prefeitura de Minas Novas. Ao longo do ano passado, contou com apoio e articulação do deputado federal Reginal Lopes e foi apresentada a parlamentares, a secretarias do Ministério da Educação e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Confira um resumo da mobilização neste vídeo da Prefeitura de Minas Novas.

E nesta quinta, durante evento realizado em Belo Horizonte com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, e de vários ministros, prefeitos, parlamentares e demais autoridades, foram anunciados, dentre outros investimentos, oito novos campi para Minas Gerais, nas cidades de João Monlevade, Sete Lagoas, Caratinga, São João Nepomuceno, Belo Horizonte, Bom Despacho e Itajubá, que são da área de outros Institutos Federais, além de Minas Novas. Segundo o ministro da educação, Camilo Santana, para a construção das novas unidades será destinado o valor de R$ 200 milhões.

“Nossa comunidade está emocionada! É a premiação de um trabalho muito bonito de construção coletiva. Esse tão sonhado campus Quilombo é uma reparação histórica para as comunidades quilombolas e para o Vale do Jequitinhonha, que por tantos anos sofreram e continuam sofrendo com exclusão, racismo e exploração. Além disso, o IFNMG cumpre seu compromisso legal de atendimento educacional às comunidades tradicionais de seu entorno. É hora de potencializar os saberes, as lutas e o conhecimento desse povo da cidade e dos muitos quilombos do entorno de Minas Novas e de todo o Vale”, disse a reitora Joaquina.

Para a construção do novo Campus, a prefeitura já colocou à disposição do IFNMG um terreno de 10 hectares. Agora, serão feitos novos encaminhamentos para os projetos, licitações e contratações.

Mais investimentos

Também haverá recursos para a consolidação, reestruturação e expansão da Rede Federal em Minas Gerais. Segundo a apresentação feita pelo ministro, serão construídos 17 novos refeitórios para os campi de todo o estado e dois serão reformados.

TEXTO: IFNMG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui