Reajuste da Copasa: reunião sobre revisão da tarifa é adiada

0

Diretor-presidente recém-empossado da Copasa destacou inflação sofrida por produtos químicos e energia elétrica utilizados pela companhia

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), que regula e fiscaliza o serviço da Copasa, adiou a discussão sobre o reajuste da conta de água, que estava programada originalmente para esta quinta-feira (30). Em reunião nessa manhã, a diretoria colegiada da agência, que apresentaria uma análise sobre o reajuste, pediu mais tempo para a área técnica da instituição avaliar detalhes apresentados pela Copasa. A data da nova reunião não foi mencionada na reunião.

Pub Artigo

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret de Oliveira Júnior, afirmou que, ainda na manhã de quinta, recebeu um ofício do diretor-presidente recém-empossado da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, defendendo o reajuste tarifário proposto pela companhia. Segundo o ofício de Faria, lido por Oliveira Júnior durante a reunião, produtos químicos utilizados pela Copasa e a energia elétrica tiveram aumento, o que levaria a “risco de prejuízo de eventual perda de caixa da companhia que possa resultar em impactos na adequada prestação dos seus serviços”.

“Existe um índice oficial de [inflação] de produtos químicos. Mas, obviamente, vamos dizer, para fins didáticos, que ele considera cem, 200 produtos. Pode ser que a Copasa e a Copanor utilizem 20 desses produtos e o índice inflacionário dele seja diferente dos 200. O que [o presidente] pede é algo sensível. A última coisa que entendo que a agência regulatória quer é um impacto na adequada prestação de serviços”, pontuou Oliveira Júnior.

A reportagem questionou a Copasa sobre qual seria o reajuste na conta de água e a Arsae sobre quando haverá nova reunião para debater o tema e aguarda retorno. A reunião também avaliaria a revisão tarifária da Copanor, braço da Copasa que atende o Norte e o Nordeste de Minas, o que também foi adiado.

Fonte: O TEMPO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui